10 de março de 2019

RESENHA: O AMOR NAS QUATRO ESTAÇÕES


Amor Nas Quatro Estações
Autora:  Victor Degasperi

Editora:
 Faro Editorial
Páginas
: 174 páginas 
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Livro cedido pela editora


Experimentar a vida em sua essência, valorizar cada momento, cada evento, cada cair de chuva, farfalhar de árvores. Sentir a vida, a alma, o infinito... tudo parece utópico e lúdico demais? Mas é um desafio diário de viver cada momento de verdade e com intensidade, e depois disso, tudo passa a valer a pena! Um livro de crônicas sobre a vida e suas nuances, permeando as quatro estações do ano. Mais do que celebrar o amor, o autor nos desafia a a viver um ano inteiro prestando atenção aos detalhes diários que tornam a nossa vida uma grande aventura, e que muitas vezes, deixamos passar. Victor aceitou esse desafio, e durante um ano viu a vida com os olhos de quem quer achar beleza em tudo, e isso mudou a forma como ele enxergou o mundo. E agora ele faz um convite para você viver a própria vida com intensidade, olhar o amor de outra maneira, de fazer uma releitura do nosso coração. Sua proposta é de fazer uma leitura do nosso próprio coração. Este é um convite para viver, em profundidade, as nossas próprias estações. “Quando a felicidade diz que não há nada que você poderia fazer a não ser ir, o coração já pulou. Os grandes momentos das nossas vidas partem de mergulhos corajosos

É difícil escrever sobre amor? Sobre o que compõe um sentimento tão vasto quanto amar alguém? Essa pergunta assola a cabeça de quase qualquer um que se mete a escrever uma coisa ou outra. Enfim, é com esse pensamento que eu comecei a ler O Amor nas Quatro Estações, livro do Victor Degasperi, publicado pela Editora Faro. 



Não sou muito acostumado a ler crônicas e sim romances literários, que possuem uma estrutura mais longa e desenvolvida, por isso meio que estranhei quando comecei a ler os primeiros contos, na categoria Outono. 

O livro é dividido em quatro partes, uma para cada estação. Nelas, amores são abordados de diversas formas, seja o amor em termos de relacionamentos ou com práticas do dia a dia, ter amor por atos simples que compõem nossa rotina é fundamental para olharmos para os problemas de uma outra forma, e sinto que com isso Victor consegue despertar no leitor esse anseio de amar. 

Há universos que se pertencem. E quando eles se encontram, eles se reconhecem. Eu não consigo dar nenhuma explicação lógica, porque tudo isso fala sobre sentir. E quem quer perder tempo explicando o que já se pode aproveitar sentindo?
Amei diversas crônicas e marquei várias delas pra ler em dias aleatórios, e recomendam que vocês façam o mesmo, ao pegar o livro para ler, vá saboreando aos poucos pois esse estilo literário te dá o direito de prolongar a leitura o máximo possível, seja em ler alguns conjuntos de crônicas por dia ou então reler as preferidas enquanto avança. Algumas das minhas principais escolhas seriam os contos "Sem Olhar pra Trás", "A Você, Minha Querida Rosa" e "Um Cobertor pra Nós Dois". 

Sobre a edição, eu queria fazer uma ressalva ao trabalho incrível colocado em prática pela Faro. Sem brincadeira, a diagramação desse livro está em um nível acima de muitas editoras que trabalham a décadas no mercado. Seja pelo cuidado na capa em alto relevo ou nas artes que completam todas as páginas da obra, é impressionante ver quanto cuidado foi tomado para trazer essa sensação que temos ao pegar o livro. 
Mergulhe em mim, olhe nos meus olhos e tente dizer que não há enormes partes de você entre as minhas... Quase há mais suas. 
No geral eu gostei muito da obra justamente pelo tom despretensioso que ela adota em tratar de temas que retratam nossa vida e nossa rotina, não conhecia a escrita do Victor Degasperi e posso dizer que já virei fã de sua escrita!

Um comentário:

  1. Saudações Leonardo Santos, estava passeando pelo universo Blogspot e encontrei "O Porão Literário", parabéns pelo blog 👏👏👏 Seguindo já! Sobre a resenha do livro, já quero ler. Compartilho da opinião de apreciar os pequenos detalhes que a vida nos oferece a cada amanhecer. Visite o meu cantinho também e badabim badabom ✨

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!