14 de agosto de 2019

RESENHA: STALKER


Stalker
Autora:  Tarryn Fisher

Editora:
 Faro Editorial
Páginas
: 256
Resenha escrita por:
 Caroline Gomes

Ela não quer ser igual a você. Ela quer a sua vida. Quando Fig Coxbury compra uma casa na West Barrett Street, sua maior motivação não é o amor pelo bairro, ou ter se apaixonado pelo imóvel. É para ficar mais próxima de tudo o que ela deseja: o marido, a criança e a vida que pertence a outra pessoa. Com os olhos fixos na família Avery, Fig se insere gradualmente na rotina de Jolene, Darius e sua filha, Mercy. E não para por aí... Fig invade a privacidade familiar, e logo acredita que pode assumir, definitivamente, o lugar de Jolene. Ela persegue. Copia. Manipula. Cobiça. Usa táticas e cenas a cada momento. Toda stalker tem um objetivo. Para Fig, nada deve ficar em seu caminho.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje nossa querida resenhista Caroline Gomes trás a resenha de Stalker! Livro da autora Tarryn Fisher. Publicado pela Faro Editorial, quero muito ler essa obra por já conhecer a autora e saber como ela gosta de brincar com seus suspenses, enfim, sem delongas saiba mais sobre a história e a nossa crítica!

"Quando a inveja se torna uma obsessão."


Já sentiram uma perda tão grande que te faz sentir que perdeu o chão? Ou já sentiu desejos extremos que parecem inofensivos ou obsessivos dependendo de quem os observa? Ou talvez já tenha decidido comprar uma casa nova ao lado de um intenso desejo de lá viver sua filha reencarnada?

Fig vive em seu próprio mundo particular, onde a cada momento de seus dias revive seus traumas pessoais e intensifica-os ainda mais. Não consegue (ou talvez não queira) enxergar que a vida pode sim ser positiva e otimista. Seu mundo ruiu, e o poço parece tê-la envolvido. Culpa a tudo e a todos pela vida patética em que acredita que vive e deseja - e julga bastante -  ansiosamente a vida alheia.

Tarryn escreve sabiamente e de forma intensa, é o segundo livro da autora que vejo prender a atenção de forma intrigante e fascinante. Nos vemos entrelaçados em tramas que nos envolvem de supetão e mergulhamos então em mentes perturbadoras. Tudo bem, sabemos que há milhares de seres perturbados nessa terrinha, mas a autora gosta de explorá-las e encarná-las. Não sei vocês, mas quando leio tramas assim me sinto no papel do personagem de tão detalhado e natural que são descritos.
"Ela não quer ser igual a você. Ela quer a sua vida."
A cada dia que passa ao lado da "família perfeita" a obsessão se torna cada vez mais intensa. Quando vemos Fig não deseja somente a criança, mas também sua casa, o marido… ela quer a vida de Jolene. Vemos um desespero angustiado em seus desejos, como uma fuga ardilosa de sua vida. Ela tenta de todas as formas se aproximar e se entregar aquele impulso deveras perigoso. 

Você acha que para aí? Nunca! Tarryn é ardilosa e sempre surpreende. Não comentei anteriormente mas o livro é dividido em três etapas ou ângulos diferentes. Fig, a psicopata, que anseia ardentemente a vida de seus vizinhos. Darius, o sociopata, mais conhecido como marido perfeito, psicólogo astuto que utiliza-se de seus próprios conhecimentos para conseguir o que quer. E por fim, Jolene, a escritora, mãe, intensa, autêntica e de bom coração, acabando por não enxergar o furacão à sua volta.

Bem intenso, sim. E se eu dissesse que fora baseado em uma história real? Sério! A autora diz ter sido perseguida por uma fã. Bizarro demais! Até onde a mente humana é capaz de ir para conseguir o que quer? Quais artimanhas é capaz de fazer? Que ponto a inveja passa a ser considerada prejudicial? Que situações nos levam a enxergar pessimismo e julgamentos acima de tudo? E nossa mente… que momento traumático pode nos levar a cometer loucuras? Pouco? Muito? Somente sobreviver à essa escassez carnal? Talvez. Nossas mentes e nossas vidas são bem brincalhonas, nunca se sabe o que pode acontecer no momento (ou capítulo né) seguintes.
"Vejo você conseguir as coisas sem merecer, e ainda por cima se esbaldar com elas. É um horror. Isso me ofende porque eu mereço muito mais que você. Na verdade, eu poderia ser uma versão sua melhorada. Sou todas as mulheres, tenho todas dentro de mim."
Sobre a edição, é quase redundante dizer que a Faro produziu um trabalho incrível! Seja pela diagramação dos elementos como pelo material utilizado para produzir a capa e as páginas. Tudo isso amarrado a uma narrativa envolvente e com um final surpreendente torna Stalker um livro a ser desejado e lido o mais rápido possível! 

8 comentários:

  1. Nossa kk amei
    Me pareceu bem interessante, é um tema que eu gosto de ler. Já vou colocar na lista de compras
    Caio de Um Toque de Referência

    ResponderExcluir
  2. Amo esse estilo de livro! Depois da sua resenha eu fiquei querendo ler ainda mais.
    Ja salvei aqui para minha listinha.
    Beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tema e fiquei curioso para ler esse livro. Excelente resenha e dica. ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Realmente essa é uma leitura bem intensa, apesar de eu não ter me conectado com a Fig, fiquei chocada com a mente dela.
    Tarryn Fisher mais uma vez dando um show e nos presenteando com uma bela história.
    Aquele final me deixou indignada, só mostrou o quanto a Fig é realmente doente.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que bacana! Stalker também o nome de um filme do Tarkovsky e é genial! Nada a ver com o livro... Mas valeria dar uma olhada...

    ResponderExcluir
  6. Que livro loouco, não tinha ouvido falae ainda, já quero ler kkk

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro

    Fiquei curioso
    Parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  8. Esse é um livro que estou com vontade de ler. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!