20 de outubro de 2019

RESENHA: MEDO IMORTAL


Medo ImortalEditora: DarkSide Books
Páginas
: 464 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

A antologia Medo Imortal, mais nova integrante da coleção Medo Clássico da Darkside® Books, vem a público para mostrar que existe mais em comum entre os fatos dos dois parágrafos anteriores do que pode aparentar à primeira vista. Liderados por nosso maior escritor, Machado de Assis, aqueles intelectuais brasileiros são pessoas de seu tempo, conectados com o que estava sendo produzido nos grandes centros culturais do mundo em sua época.
Nas páginas de Medo Imortal estão reunidos, além de poesias, 32 exemplares da prosa de escritores diretamente ligados à nossa principal instituição dedicada à literatura. São contos que evocam o sobrenatural, apresentam monstros, descrevem atos de psicopatas, dão o testemunho de todo tipo imaginável de atrocidades concebidas pela mente humana. Produzidos entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tais textos representam o que de melhor se escreveu nos primeiros cem anos de produção do terror em nosso país.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Comecei minha maratona de Halloween no começo deste mês e o livro que trago a resenha é o primeiro dessa maratona! Recentemente fiz uma lista de leituras para ler na época das bruxas e vocês podem conferir no insta do blog! Enfim, o primeiro título dessa lista é o BTK: A Máscara da Maldade, livro do selo CrimeScene, da editora Darkside!



Vamos parar um pouco e pensar sobre o gênero horror dentro da literatura, quantos nomes você consegue se lembrar? Alguns, aposto! Afinal Põe, Lovecraft e King são nomes de força que estão associados ao gênero literário. Agora, se eu perguntar sobre o gênero horror dentro da literatura nacional, quantos nomes você consegue se lembrar? Daí sim a situação se complica, não é? 




Por muitas vezes não associamos autores(as) brasileiros(as) como criadores e conteúdo voltado pro lado mais dark, mas isso acontece muito por falta de conhecimento nosso a respeito de todos os trabalhos que determinado autor fez durante sua vida. Digo isso por conta própria, já que jamais acreditaria que alguns dos autores dos quais estou prestes a citar escreveram em suas vidas contos sobrenaturais e góticos! 

Machado de Assis, Álvares de Azevedo, João do Rio e Júlia Lopes de Almeida. Nomes eternizados pela Academia Brasileira de Letras e também responsáveis por grande parte da nossa literatura também tem um pé no lado Dark da literatura. É isso que a antologia Medo Imortal, da DarkSide explora em suas páginas! Organizado pelo jornalista Romeu Martins a antologia reúne uma série de contos destes autores tão importantes, mostrando um lado nunca visto antes. 


Dentre os mais variados contos, encontrei um lado de Machado que não tinha conhecido muito durante os estudos sobre ele no ensino médio, seu contato com o sobrenatural já havia acontecido em Memórias Póstumas de Brás Cubas, entretanto em seus contos o horror brilha de maneira própria, um dos que mais me surpreendeu foi A Causa Secreta, que mistura elementos de sadismo com um horror de revirar o estômago! 

Outro conto que me passou extrema aflição foi Demônios, de Aluísio de Azevedo e o tão já conhecido Noite na Taverna de Álvares de Azevedo. Já conhecia ambos dos meus tempos de ensino médio, entretanto ler com um novo olhar a respeito da ambientação dos autores e contexto histórico dos contos me fez sentir que eu estava lendo ambos pela primeira vez! Um outro fator que nos ajuda muito na imersão nos contos são as notas que o organizador da coletânea coloca, essas notas funcionam como um prefácio, e tem sobre todos os trezes autores presentes em Medo Imortal!

Deixo um espaço especial para falar sobre a autora Júlia Lopes de Almeida, única mulher da coletânea. Júlia teve um papel essencial da criação da Academia Brasileira de Letras, entretanto ela não é reconhecida como uma fundadora por conta de ser mulher. A escritora é incrível e seus contos presentes neste livro são de tirar o fôlego. Destaco aqui o conto Os Porcos, que pra mim foi o mais tenso de todos os outros! Os Porcos é curto (tem mais ou menos quatro páginas), entretanto consegue te causar agonia desde o primeiro parágrafo, uma coisa doida pra uma autora que é reconhecida justamente pela literatura infantil que produziu. Isso só mostra o quão ela é versátil e, infelizmente, subestimada pela história. 
No geral,  Medo Imortal é um livro essencial para ter em sua prateleira e dar a devida atenção os contos nele presentes pedem. Isso devido ao seu valor histórico e social para o nosso país! Atribuímos a literatura sobrenatural como algo novo no âmbito nacional, então é extremamente necessário averiguarmos autores que remetem a este estilo literário nas décadas anteriores! 

Além disso, a edição da DarkSide é um talento a parte, com ilustrações exclusivas de Palomares de todos os treze autores presentes na obra, Medo Imortal brilha por sua edição bem diagramada, dá pra notar cada detalhe em alto relevo da capa e as lombadas douradas dão o luxo que todos os contos presentes merecem. Um ótimo detalhe que deixa a antologia ainda mais fantástica é a fitinha verde e amarela que serve como marcador de página. 

Você pode adquirir sua cópia de Medo Imortal no site da DarkSide Books! 

8 comentários:

  1. Pelo amor da deusa eu tô doida pra ler esse livro, só me falta dinheiro mesmo hahaha
    Darkside ahaza em tudo que faz, as ilustrações desse livro tão muito bonitas, eu vi ele na livraria daqui e quase morri do coração! Adorei sua resenha, me deu mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  2. Conheço um pouco o lado Dark do Alusio Azevedo, e acho bem legal. Machado de Assis também.
    A edição da Darkside ficou muito legal e uma oportunidade de conhecer coisa nova

    ResponderExcluir
  3. Não imaginava que os autores brasileiros citados também escreviam histórias de terror, sempre ligo a este estilo de escrita a autores internacionais. Excelente oportunidade de ver outras formas de escritas destes ícones da nossa literatura. Abraços perfumados!

    ResponderExcluir
  4. A DarkSide só lança livro incrível. Morta de vontade de ler esse também. Vou falir se depender da DarkSide.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Acredita que eu não sabia que esses autores da literatura brasileira também tinham um lado dark? Adorei saber mais a respeito e fiquei curiosa para ler o livro. Essa edição está maravilhosa!
    Eu tenho um contato bom com alguns autores brasileiros que escrevem livros do gênero, confesso que sou apaixonada por terror, então sou uma das poucas pessoas que conseguiria citar algum autor rs

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá , é uma dica e tanto , ainda não li nada do autor mais sua resenha me aguçou a curiosidade.

    ResponderExcluir
  7. Wow. Parece bem sombrio, mas com grandes nomes! Ainda não conheço "Medo imortal", apenas o que li na sua resenha. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  8. Adoro os livros da Darkside mais u que já entrou pra minha lista.

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!